O Ensino Integral Fênix, que atende alunos do Minimaternal ao Ensino Fundamental I, funcionando no período matutino e vespertino, foi estruturado para receber alunos de acordo com a necessidade das famílias, que definem os horários e frequência dos alunos, com profissionais qualificados e competentes, e atividades bem programadas, para, enquanto trabalham, deixar seus filhos, na certeza da qualidade oferecida.
Os alunos são agrupados por segmentos e supervisionados por professoras, auxiliares e estagiárias.
Contamos com uma equipe preparada para trabalhar o bem-estar físico, afetivo, social e cognitivo dos alunos, através de uma rotina planejada e dinâmica, com atividades diversificadas, educativas e divertidas, pensadas e programadas de acordo com a faixa etária.
As lições de casa, executadas em ambiente organizado e preparado, são acompanhadas por professora multidisciplinar que orienta, elimina dúvidas e revisa os assuntos estudados no período regular, permitindo aos alunos revisar conceitos, aprofundar os estudos, firmar o conhecimento e, principalmente, fazer com que os alunos consolidem os saberes trabalhados em aulas para que os mesmos sejam efetivamente aprendidos.
A atividade física é de suma importância em relação ao desenvolvimento biológico, psicológico, sócio-cultural e é através dela que a criança se relaciona com o outro e toma consciência de seu corpo e de suas ações.
O ateliê ou espaço de arte é um dos espaços mais importantes no ambiente escolar, essa é uma forma de expressão das múltiplas linguagens, mas também é uma forma de aprendizado. O importante é permitir que expressem, de múltiplas maneiras (pintura, escultura, música e, inclusive, combina-las) com uma variedade de propostas e materiais.
Aprender robótica na infância permite que as crianças desenvolvam algumas habilidades que serão ainda mais essenciais no futuro. O raciocínio lógico consiste na habilidade de organizar o pensamento para chegar a uma conclusão ou resolver um determinado problema. E essa é uma das áreas mais estimuladas pela robótica!
O brincar livre explora a criatividade na sua totalidade, em seu próprio tempo e termos, e criar sua própria brincadeira, interagindo com os colegas e deixando fluir sua liberdade de expressão.
A alimentação é parte integrante e fundamental da jornada das crianças. É um momento tão importante quanto o da troca, o do sono, ou do brincar. Por isso, nosso cardápio de alimentos é pensado por nossa nutricionista para que haja uma cultura alimentar saudável que propicie o combustível para uma infância potente.
Ter este momento permite que a criança perceba seus ritmos, regule suas necessidades e atue com autonomia cuidando de si”. A rotina do descanso também ajuda no ajuste do metabolismo e torna o ambiente escolar uma verdadeira extensão do lar.
Uma horta na escola funciona como um ótimo recurso didático. São diversos benefícios que esse tipo de projeto pode proporcionar. Através da horta é possível trabalhar a realidade e aproximar os alunos de questões que fazem parte do meio social, como a preocupação com os recursos naturais.
A Relação das crianças com animais ajuda a desenvolver habilidades sociais, os animais são fonte de aprendizado para as crianças e despertam nelas a responsabilidade, a sensibilidade e o respeito.
Uma estrutura segura, bem cuidada e acolhedora contribui para o bem-estar dos alunos dentro do ambiente escolar, possibilitando vivências e experiências significativas para o seu desenvolvimento. O princípio orientador da forma de ensinar não se relaciona somente com o tempo, mas com as intencionalidades das práticas pedagógicas escolares, a vivência no âmbito integral, necessita ser também, uma extensão do lar.